MENU
X



Home > Destaques
Mercado
Publicado em: 29/08/2018

Egressa de RH explica os desafios da implantação do E-Social

O mercado de trabalho vive em constante mudança e essa realidade exige profissionais qualificados, daqueles que estão em constante atualização do conhecimento. Recentemente os profissionais de Recursos Humanos encontraram um desses grandes desafios, a implantação do E-Social.

E para explicar como está sendo essa adaptação na empresa em que trabalha, convidamos a egressa da Faculdade de Tecnologia em Recursos Humanos, Camila Araújo Avelar Strutz, Analista de Departamento Pessoal do Estaleiro Jurong.

Camila explica que o E-social é um "sistema" onde as empresas comunicam ao Governo as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, informações sobre o FGTS, dentre outras informações.

"O objetivo é a unificação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas; simplificar e organizar a qualidade das informações sobre os registros laborais do empregado, desde a admissão até seu desligamento, de forma a garantir os benefícios previdenciários e trabalhistas previstos em lei", detalhou.

OS IMPACTOS E GANHOS

A tecnóloga destaca que a principal vantagem para o trabalhador é a garantia da efetivação dos seus direitos trabalhistas e previdenciários, além de maior transparência com relação ao contrato de trabalho, como informações relativas aos pagamentos efetuados.  O E-Social nas empresas "vai contribuir para a diminuição de erros nos cálculos que hoje ainda ocorrem, como por exemplo, na geração de guias geradas pelos sistemas das empresas."

Para o profissional de RH, Camila ressalta que inicialmente o maior impacto é a adequação de processos internos e dos sistemas de informação (Sistemas de folha de pagamento e SST - Saúde e segurança do trabalho) para atendimento a nova legislação, uma dessas adequações é a não efetivação de admissão com data retroativa - o E-social não permite esse tipo de cadastro.

Camila pontua que "os maiores desafios são as mudanças de cultura e procedimentos internos das empresas para atender as novas regras. O que gera a oportunidade de ajustes de processos incorretos e o atendimento correto da legislação."

IMPLANTAÇÃO

A analista finaliza dizendo que de forma geral as empresas provedoras dos sistemas estão se adequando as novas regras, algumas com um pouco mais de dificuldade (empresas pequenas), outras não. E ressaltou que "como o Governo muda periodicamente os layouts de arquivos a serem enviados, acaba dificultando um pouco esse novo processo. Além disso, o site do E-social também vem apresentando algumas instabilidades, o que dificulta o envio das informações e a adaptação ao novo processo.



Confira as fotos:

Foto
Voltar
LiveZilla Live Chat Software