Destaques

publicado em 19 de maio de 2017 por CET-FAESA

Wanessa Eustachio

Universitários de RH mergulham na história do Estado

Ter uma boa cultura organizacional é de suma importância para tornar o ambiente de trabalho mais focado e produtivo. Estes são alguns motivos para os alunos do 4° período de Gestão de Recursos Humanos mergulharem num resgate histórico do Estado, através do projeto “Memórias Capixabas”, coordenado pela professora Fernanda Mayer, na disciplina Tópicos Especiais.

A professora explicou que conhecer a cultura regional é extremamente necessário para que o gestor de Recursos Humanos possa gerenciar seu impacto na cultura organizacional da empresa. Ela destacou ainda que foi possível “fortalecer a cultura capixaba, que possui formação multifacetada devido inúmeras etnias que se encontram em sua base histórica e configuração do Estado”.

Fernanda detalhou que a turma foi dividida em nove grupos e que cada um ficou responsável por um ou mais temas relacionados a cultura capixaba. O grupo formado por Aline Helmer, Caio Sérgio, Diana Santos, Raiane Sousa e Patrícia Freitas, por exemplo, abordou o tema “Parque Arquitetônico Centro de Vitória, Maria Ortiz e outras personalidades”.

Aline explicou que através de um vídeo e apresentação em slides o grupo demonstrou a história e a importância para o Estado de monumentos e locais como a Catedral, Tancredão, Palácio Anchieta, FAFI e personalidades como Maria Ortiz.

Aline destacou que a atividade possibilitou “conhecer a fundo a história de cada local pesquisado e que possibilitou, principalmente, agregar bagagem cultural”.

Temas abordados:

- Moqueca e panela de barro;
- Parque arquitetônico Centro de Vitória, Maria Ortiz e outras personalidades;
- Casaca e congo;
- Convento da Penha e Festa da Penha;
- Ilha das caieiras e desfiadeiras de siri;
- Museu da vale e Índios;
- Imigrantes italianos e pomeranos;
- Caboclo Bernardo, insurreição de queimados e lendas;
- Região serrana e praias capixabas.

Saiba mais sobre o “Memórias Capixabas”:

 Idealizado pelos professores Israel Scárdua e Jocélia Gumiere, o projeto está em sua segunda edição. A primeira foi desenvolvida com os alunos do 4° período de Recurso Humanos de 2016/2, que apresentaram os resultados da pesquisa na Feira de Tecnologia e Gestão.

O “Memórias Capixabas” tem por finalidade a conscientização da diversidade cultural pressupõe, portanto, o respeito mútuo e a convivência pacífica, base para a construção de um mundo mais justo e mais igualitário. Além disso, busca disseminar a cultura capixaba, mantendo vivas suas tradições.

 

vest
Inscreva-se Bolsa ENEM

* Permite registro no Conselho Regional de Administração - ES (CRA-ES).

Telefone: (27) 3132-4077
Whatsapp: (27) 99689-6142
julagosto de 2021set
dstqqss
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234