Cursos
Tecnologia em Marketing
Portaria
Reconhecido pelo MEC – Portaria nº 704, de 18/12/2013 – DOU 19/12/2013
Coordenador(a) do curso:Jocélia Ângela Gumiere da Silva
Contato: relacionamento@cetfaesa.com.br
Duração: 2 anos
ENADE: NOTA MÁXIMA 5
Políticas internas de desconto
Oportunidades
Profissional formado pelo curso de Tecnologia em Marketing poderá atuar em:
• Assessoria e consultoria de marketing.
• Atendimento ao cliente.
• Auditoria de políticas e ações mercadológicas.
• Consultoria de endomarketing.
• Departamentos de publicidade e propaganda.
• Gestão de pesquisas.
Objetivos
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem por objetivo formar tecnólogos com
capacidade de analisar, planejar, implementar e avaliar as ações gerenciais mercadológicas
nas empresas, construir estratégias de marketing, coordenar campanhas de divulgação,
posicionamento e gerenciamento de marca.

Perfil Profissional
Formação para avaliar o potencial da demanda visando o equilíbrio da oferta no mercado.
Entender o comportamento do consumidor. Entender o processo decisorial e comportamental
de indivíduos, grupos e organizações no mercado consumidor. Conhecer e aplicar os
recursos de informática relativos ao marketing.
Conhecimento e aplicação das principais técnicas de vendas. Planejar objetivos,
metas e estratégias de vendas. Desenvolver treinamento, ações motivacionais e supervisão
de vendedores.
Planejar o desenvolvimento de produtos, marcas e embalagens. Analisar os sistemas
vertical, horizontal e híbrido de distribuição. Elaborar planilhas de custos relacionadas
ao marketing.
Conhecimento e aplicação das técnicas de planejamento estratégico, tático e operacional
no ambiente de marketing. Saber gerenciar o tempo como um elemento estratégico em
marketing. Criar e desenvolver estratégias mercadológicas mais adequadas para atuação
no mercado.
Grade Curricular
Regimento 01/2010
|
Horas
|
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
|
60
|
COMUNICAÇÃO APLICADA
|
60
|
CONTABILIDADE
|
60
|
ESTATÍSTICA
|
60
|
GESTÃO APLICADA
|
80
|
MÉTODOS QUANTITATIVOS
|
80
|
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E PESQUISA DE MERCADO
|
80
|
MARKETING DE RELACIONAMENTO E SERVIÇOS
|
80
|
MARKETING DE VAREJO
|
80
|
MARKETING INTERNACIONAL
|
80
|
MARKETING VIRTUAL
|
80
|
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS
|
80
|
DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR
|
80
|
GESTÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO
|
80
|
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
|
80
|
MARKETING SOCIAL
|
80
|
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
|
80
|
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
|
60
|
FINANÇAS CORPORATIVAS
|
80
|
FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇOS
|
80
|
PROPAGANDA E PUBLICIDADE
|
60
|
TÓPICOS ESPECIAIS
|
40
|
Regimento 01/2008
|
Horas
|
COMUNICAÇÃO APLICADA
|
60
|
FUNDAMENTOS DA GESTÃO APLICADA
|
80
|
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE
|
60
|
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ÁREA COMERCIAL
|
80
|
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
|
60
|
RELAÇÕES HUMANAS
|
60
|
ENDOMARKETING
|
80
|
MARKETING DE NEGÓCIOS E EMPRESARIAL
|
60
|
MARKETING DE RELACIONAMENTO
|
60
|
MARKETING DE SERVIÇOS E PESQUISA
|
80
|
MARKETING DE VAREJO
|
60
|
MARKETING NO AMBIENTE WEB
|
60
|
ANÁLISE FINANCEIRA DAS DECISÕES DE MARKETING
|
80
|
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
|
60
|
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: MARCAS E EMBALAGENS
|
60
|
GESTÃO DE VENDAS
|
80
|
PREÇOS E RENTABILIDADE
|
60
|
PROPAGANDA E PUBLICIDADE
|
60
|
BENCHMARKING
|
80
|
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
|
80
|
GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
|
80
|
PLANO DIRETOR DE MARKETING
|
80
|
TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO
|
80
|

Critérios de Avaliação
O CET-FAESA procura desenvolver uma avaliação inclusiva, sistêmica, funcional, integral
e orientadora que permita aos atores sociais envolvidos (discentes e docentes) a
possibilidade de ruptura de velhos paradigmas e sua emancipação rumo ao novo, em
busca da formação cidadã.

* Permite registro no Conselho Regional de Administração - ES (CRA-ES).
Telefone: (27) 3132-4077
Whatsapp: 
(27) 99689-6142